quinta-feira, 23 de junho de 2011

CINEMA NA SALA DE AULA

Aqui será postado algumas atividades sobre interpretação de filmes.

Alguns filmes devem ser bem selecionados e levados a sala de aula, para auxiliar no processo de aprendizagem e despertar a consciência crítica dos alunos. Nesta página, selecionamos alguns, que, já exibidos em instituições educacionais, demonstraram grande eficiência com relação à abordadgem de temas transversais, além de, através de pesquisas, desenvolverem competências das diversas áreas do conhecimento. A visão pedagógica é condição fundamental para o sucesso do trabalho.

Dois Filhos de Francisco
Duração: 132 minutos


Indicação: 5º ao 9º ano do Ensino fundamental e Ensino Médio

Sinopse
Francisco Camargo (Ângelo Antônio) é um lavrador do interior de Goiás que tem um sonho aparentemente impossível: transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Ele, inicialmente, deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar, e resolve lhe dar um acordeão quando completa 11 anos. Mirosmar e seu irmão Emival, que toca violão, se apresentam com sucesso nas festas da vila onde moram, mas devido a perda da propriedade onde moravam nos anos 70, toda a família é obrigada a se mudar para Goiânia. Mirosmar e Emival começam então a tocar na rodoviária local, na intenção de conseguir algum dinheiro para ajudar em casa. Lá eles conhecem Miranda, empresário de duplas caipiras, que viaja com eles por mais de 4 meses. Os irmãos novamente fazem sucesso e chegam até mesmo a cantar para 6 mil pessoas em um show no interior do país, mas um acidente encerra prematuramente a carreira da dupla. Após quase desistir da carreira artística Mirosmar decide voltar a cantar, agora usando o nome artístico de Zezé di Camargo. Ele grava um disco solo, mas não obtém sucesso. Já casado e com duas filhas pequenas, Zezé tem dificuldades em sustentar a família e o máximo que consegue é que outras duplas cantem composições suas. É quando ele encontra em seu irmão Weston, que passa a usar o nome artístico de Luciano, o parceiro ideal para levar adiante sua carreira musical.

Sugestão de interpretação do filme: (Indicada para 5º 6º e 7º anos do Ensino Fundamental)

1. Sr. Francisco e sua esposa, D Helena, moravam no campo, sem recursos. Como o Sr. Francisco estabeleceu contato com o mundo a fim de ficar a par do que acontecia?
2. Quantos filhos o casal teve?
3. Ao ver seus filhos crescendo, e preocupado com o futuro das crianças do lugar, seu Francisco procurou a prefeitura de sua cidade. Que pedido fez Sr. Francisco ao prefeito?
4. Qual era o grande sonho de Sr. Francisco?
5. Para começar a realizar seu sonho, Sr. Francisco comprou instrumentos para seus filhos. De que forma ele pagou os instrumentos?
6. Ao comprar os instrumentos, Sr Francisco deixou de pagar seu sogro, a quem devia. Seu sogro quis as terras de volta. Sr. Francisco se desesperou? O que ele fez?
7. A família, já na cidade grande, passou por inúmeras dificuldades. Como Mirosmar e Emival conseguem dinheiro para ajudar a família? Qual dos dois teve a idéia?
8. Sr. Francisco, ao conhecer Miranda, permite que seus filhos sigam viagem com o produtor para promover a dupla. O que aconteceu numa dessas viagens?
9. Diante de tantas dificuldades, Sr Francisco perdeu as esperanças e desistiu de seu sonho?
10. Mirosmar seguiu sua carreira, compondo e cantando, seguindo o sonho do pai. Você acha que esse passou a ser o sonho de Mirosmar também? Ou ele só queria agradar o pai?
11. Mirosmar casa-se e muda-se com a esposa para São Paulo. Ele tem sua música gravada por outra dupla sertaneja. Que dupla era essa?
12. Mirosmar, apesar de ter reconhecimento como compositor, fica insatisfeito por não ter sucesso como cantor. Forma nova dupla com seu irmão mais novo, mas isso também não resolveu o problema. O que Sr. Francisco fez par ajudá-los mais uma vez? Qual o resultado de sua atitude?
13. Você acha que D. Helena, sempre apoiando o Sr. Francisco, teve participação importante na realização do sonho dele? Explique.
14. Qual é o nome da música que fez com que a dupla estourasse nas paradas de sucesso, com a ajuda do Sr. Francisco?
15. O que você achou do filme? Explique.

Sugestão de interpretação do filme: (indicada para o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio)

1. Em que ano começa a história de Sr. Francisco e seus filhos, no filme?
2. Qual era o sonho de Sr.Francisco?
3. Quantos filhos teve o casal Francisco e Helena?
4. Você acha que o casal planejou uma família tão grande? A que se deve o fato de Sr. Francisco e D.Helena terem tantos filhos?
5. Que providência tomou Sr.Francisco junto à prefeitura de Pirenópolis, para que seus filhos e as crianças do lugar tivessem um futuro melhor?
6. Ao crescerem um pouco, Mirosmar e Emival começam a trilhar o caminho que seu pai sonhou para eles. Aprenderam a tocar instrumentos, a cantar, e vão se apresentar numa rádio, na cidade. Cantam, para demonstração, uma música que falava das Forças Armadas do Brasil. Que motivo levou o locutor da rádio a vetar a participação da dupla no programa?
7. Que regime político o Brasil vivia na época? (Indicada para o Ensino Médio)
8. Ao ver-se encurralado por não ter como pagar seu sogro, Sr. Francisco toma uma atitude que mudaria a rotina da família. Que atitude foi essa? Quais, à princípio, foram as consequências dessa atitude?
9. Sem dinheiro para o sustento da família, Mirosmar e Emival encontram uma saída para resolver a situação. Que saída foi essa?
10. A partir da atitude dos meninos, Sr. Francisco conhece Miranda que apresenta-se como empresário e propõe promover a dupla. O que você acha da atitude de Sr. Francisco quando permite que seus filhos viajem com Miranda?
11. Um acidente acontece e Emival morre. Sr. Franscisco, apesar do acontecido desiste de seu sonho? Qual a importância de D. Helena, no episódio, para a família não se desestruturar?
12. Mirosmar segue em frente. Você acha que o sonho de seu pai também passa a ser seu? Ou ele continua só para agradar Sr Francisco? Comente.
13. Mirosmar casa-se, muda-se com a esposa para São Paulo e, apesar de ter reconhecimento como compositor, fica insatisfeito por não ter sucesso como cantor. Forma nova dupla com seu irmão mais novo, mas isso também não resolveu o problema. O que Sr. Francisco fez par ajudá-los mais uma vez? Qual o resultado de sua atitude?
14. Que importância teve D. Helena para a realização do sonho de Sr. Francisco?
15. Você acha que a determinação pode vencer obstáculos? Reflita e comente.

Elenco:
Márcio Kieling (Zezé di Camargo) Thiago Mendonça (Luciano)Ângelo Antônio (Seu Francisco Camargo) Dira Paes (D. Helena Camargo)Paloma Duarte (Zilú)Dablio Moreira (Zezé di Camargo - criança) Wigor Lima (Luciano - criança)Marco Henrique (Emival)Maria Flor (Solange)Natália Lage (Cléo)Jackson Antunes (Zé do Fole)Pedro (Leandro)Thiago (Leonardo) Lima DuarteJosé Dumont

Ficha Técnica:
Título Original: 2 Filhos de Francisco - A História de Zezé Di Camargo e Luciano Gênero: DramaTempo de Duração: 132 minutos Ano de Lançamento (Brasil): 2005 Site Oficial: www.2filhosdefrancisco.com.brEstúdio: Conspiração Filmes / ZCL Produções / Columbia TriStar do Brasil Distribuição: Columbia TriStar do BrasilDireção: Breno Silveira Roteiro: Patrícia Andrade e Carolina Kotscho Produção: Luiz Noronha, Leonardo Monteiro de Barros, Pedro Buarque de Hollanda e Breno SilveiraMúsica: Zezé di Camargo Fotografia: André HortaDireção de Arte: Kiti Duarte Figurino: Cláudia KopkeEdição: Vicente Kubrusly




Filme : Vida de Inseto
Direção:John Lasseter
Duração:96 minutos



Sinopse :No mundo dos insetos, as formigas são manipuladas pelos gafanhotos, que todos os anos exigem uma quantia de comida. Se as formigas não cumprirem essa exigência, os gafanhotos ameaçam atacar o formigueiro. Mas, em um certo ano, houve um problema com a “oferenda”. É quando Flik, uma formiga cansada de ser oprimida, sai em busca de outros insetos dispostos a ajudar o formigueiro a combater os gafanhotos.

Atividades sobre o filme Vida de Inseto (Ens.Religioso - L. Portuguesa)

01- Flic diz á rainha: “ ___ Alteza , falhas acontecem.”
a) Como você vê as falhas dos outros?

02- A rainha das formigas diz que deve-se aceitar as coisas como são: “É assim mesmo nosso carma na vida.”
a) Você aceita tudo sem questionar? Por quê?

b) Você resiste ás mudanças ou aceita e luta por elas? Por quê?

03- Qual foi significado da pedra no filme?

04- No filme aparece, sempre a palavra esquema. Consulte o dicionário e escreva o significado de:
a) Esquema:
b) Sistema:
c) Sociedade:

05- As formigas, as abelhas são insetos que vivem em colônias, ou seja, tem uma organização social. Explique com suas palavras como se dá esse processo.

06- Geralmente as espécies que vivem em sociedade têm uma hierarquia de poder. Como é esta hierarquia de poder no filme? E no Brasil?

07- Em conseqüência desta hierarquia de poder, existe muita discriminação pessoal, racial, profissional. Cite exemplos disso no filme e na vida real.

08- O puxa saquismo é uma pratica constante na luta pelo poder: Que cenas do filme demonstram isso?

09- Em nosso dia-a-dia isso acontece? Exemplifique.

10- O autoritarismo dos chefões e ignorância (ausência do saber) ou medo da maioria da população cria a subordinação dos mais fracos perante os mais fortes, facilitando a exploração em todos os aspectos: intelectual, físico, profissional. Que cenas do filme refletem essa realidade.

11- O medo, a covardia reforçam esta subordinação, tornando, muitas vezes, indivíduos em “capachos” fiéis aos chefões que dão ordens arbitrárias que são obedecidas sem questionar: Isso acontece no filme, em que cenas?

12- O que o gafanhoto quis dizer com. “Preciso manter as formigas na linha.”?

13- As formigas são conhecidas como uma colônia onde as regras não podem ser rompidas, tudo segue a tradição e nada pode ser diferente. Ao buscar ajuda para, o problema, Flic quebrou a tradição. Por quê?

14-Você procura por ajuda quando precisa? Por quê?

15- Flic sofre, sofre-se sente fracassado e tenta desistir. Você acha certa a atitude de Flic ou não? Por quê?

16- Você costuma desistir quando a situação que você está enfrentando fica muito difícil? Por quê?

17- O filme mostra a violência como demonstração de força, de poder quando gafanhoto diz “Esmagar a rainha para não esquecer quem é que manda”. Você acha isso certo? Por quê?

18- O gafanhoto diz á formiga que “ idéias podem ser muito perigosas”. Por quê?

19- No formigueiro o trabalho é coletivo e até na hora de derrotar os gafanhotos eles estiveram unidos. Você acredita que a união faz a força? Por quê?

20- Que mensagem este filme deixa para sua vida?

21- Cite quais insetos do filme, apresentam metamorfose completa e incompleta.

22- Como vivem as maiorias dos insetos? No filme a relação entre os diferentes tipos de insetos é igual realmente acontece na natureza? Relate esta relação:

23- Cite dois tipos de insetos que aparecem no filme que podem ser úteis ou prejudiciais aos interesses humanos. Dê dois exemplos para cada um desses casos.

24- Faça um desenho que represente o filme:

25- Fazer uma narração do filme em detalhes, seguindo toda a estrutura de uma boa narração.

Filme: DUELO DE TITÃS
Direção – Boas Yakin e Jerry Bruckheimer
Duração – 113 min
Sinopse:
Baseado numa história real, este filme seguido de acontecimentos dramáticos ocorreu em Alexandria, no Estado da Virgínia em 1971. Herman, um técnico negro de futebol americano, é contratado para trabalhar com um time integrado de duas escolas colegiais, os Titãs. Herman tem que enfrentar a indiferença dos jogadores e um frio relacionamento com seu assistente Bill Yoast, um técnico branco que perdeu a vaga para ele. É bem claro que a hostilidade de Bill é por estar subordinado a um homem negro. Os dois aprendem que têm muito em comum e se concentram em fazer do time um campeão.Carismático, porém determinado, Herman resolve levar os jogadores para acampar por duas semanas. Lá eles são treinados rigorosamente, tanto fisicamente como em unidade do time, forçando-os a viver e trabalhar juntos.



Atividade sobre o Filme Duelo de Titãs (6º ao 9º e Ens. Médio)

01-Pesquise e conceitue:
Miscigenação racial Crioulo
Preconceito Raça
Etnia Integração
02-Explique como o filme Duelo de Titãs apresenta a integração racial em Alexandria.
03-A discriminação racial acontece em todas as raças: “- honestidade nunca foi o forte dos brancos”, “- Não quero jogar com nenhum macaco”.
Nestas falas do filme, este preconceito se evidencia. Escreva outros exemplos que você conhece.
04-No filme expressões como crioulo, macaco são usadas para denominar o negro. Que outras expressões são usadas para representar os negros de forma pejorativa?
05-Em uma discussão entre Julius e Gerry, quando Gerry questiona a atitude de Julius perante o time, ele responde: “- Ninguém está jogando e eu é que tenho que me matar pelo time? Que time?”.
Explique o que é um time e liste pelos menos cinco características de um verdadeiro time.
06-Como era a postura de trabalho dos dois treinadores?
a)Bill Yoast
b)Herman Boone
07-Bill Yoast diz a Herman Boone que trabalhando juntos, ele aprendeu a “respeitar mais a alma de um homem do que a cor.” Explique como e dê sua opinião.
08-De acordo com a estrutura narrativa qual é a importância de Sheryl Yoast no enredo?
09-Loue Lastik diz que nunca vai conseguir tirar nota cinco e entrar para a faculdade, pois ele é um franco ignorante, um caipira imprestável.
a)Ao longo da narrativa essa opinião se altera? Como? Por quê?
b)Qual era o segredo de Lastik e o técnico Boone? Quais as consequências deste segredo?
10-Qual é o comportamento de Petey durante o campeonato e como isso reflete no time?
11-Para vencer, eles precisavam se unir. Esta frase pode resumir a mensagem que o filme passa? Por quê?
12-Pesquise sobre a Batalha de Gettysburg e escreva

O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS 



O filme conta a história de Mauro, um garoto de 12 anos, que vive em Belo Horizonte uma vida de classe média. Nada sabe da ditadura militar que governa o país, seu maior interesse é o futebol. Repentinamente, seus pais precisam “sair de férias” e deixam o filho no apartamento do avô paterno, sem saber que este acabara de falecer. Às vésperas da Copa do Mundo de 1970, que sonhava ver com o pai, Mauro se descobre sozinho num local desconhecido. Precisa aprender rapidamente a se adaptar à comunidade do Bom Retiro, bairro de São Paulo que abriga pessoas de diversas culturas.
O filme tem relação com uma história pessoal, mas não é autobiográfico. Através desta história sobre o aprendizado de como superar as dificuldades que surgem na vida, o diretor busca representar a infância de sua geração. Cao Hamburger recorda que, quando criança, na época do regime militar, sua família hospedou, a pedido de amigos, perseguidos políticos e alunos de seus pais no curso da USP. Acusado de apoiar militantes de esquerda, o casal Hamburger foi preso em dezembro de 1970. Sua mãe foi detida por uma semana, o pai por duas. Os avós e os amigos da família cuidaram dos filhos do casal durante a
detenção. Cao Hamburger se inspira, para criar O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, na experiência vivida durante o período que trabalhou em uma produtora de TV na Inglaterra, entre 2000 e 2001. Sentindo-se estrangeiro, exilado e saudoso da riqueza cultural de São Paulo, abrigo de tantas nacionalidades, decide mostrar isso pelo cinema. Escolhe o bairro do Bom Retiro para local da história por representar a mistura de culturas característica do Brasil. Na época retratada pelo filme a comunidade era formada principalmente por judeus, italianos, gregos, árabes, negros e nordestinos.
       Com o filme o diretor tem a intenção de propiciar às pessoas um momento para refletirem sobre a importância da coexistência: Temos que nos mobilizar para lutar contra a intolerância. Porque não há nada melhor do que a convivência entre as diferenças. 

REFLEXÃO E DISCUSSÃO
Professor, assistir ao filme O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias e
discuti-lo com seus alunos pode ser uma oportunidade para estudarem o cinema
como forma de arte que atualmente atinge milhões de pessoas. Considerando a
escala de produção e distribuição e o esforço de criação coletiva desta forma de
arte, muitos se referem a ela como uma indústria.
Apesar de nos referirmos ao filme como uma criação de Cao Hamburger,
em entrevistas, ele sempre se refere ao trabalho como fruto de uma equipe de
criação, citando, entre outros, os roteiristas Cláudio Galperin, Bráulio Mantovani e
Anna Muylaert, o diretor de arte Cássio Amarante e o diretor de fotografia Adriano
Goldman. Destaca também a importância da escolha do elenco e da “química”
que surge entre os atores para o sucesso de sua criação.
A coexistência entre pessoas e culturas diferentes é um dos temas de que
trata esta história e também um aspecto presente na equipe que o criou. Assistir
ao “making-of” do filme, de 30 minutos , é um modo prazeroso de perceber o
esforço coletivo empregado em sua criação. A leitura do cartaz do filme, dos
créditos finais e de matérias publicadas sobre “O Ano …” são também referências
para conhecer as diversas pessoas empenhadas em sua realização.
Para prosseguir o estudo sobre a importância da coexistência,
recomendamos consultar o material educativo produzido pelo Centro da Cultura
Judaica para a ação educativa da exposição “Coexistence”, disponível no site do
projeto indicado no item “Para saber mais” deste folhetim.
TEMAS
• APRENDIZADO E SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES
• CONTAR HISTÓRIAS POR MEIO DE IMAGENS
• DIVERSIDADE CULTURAL E COEXISTÊNCIA
SUGESTÕES PARA A LEITURA DA OBRA
1. Observar e discutir com a classe a transparência (anexa) com a reprodução do cartaz de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, explorando o que essa imagem, escolhida como chamada para o filme, conta
sobre a história e o modo como nela se integram texto e imagem.
2. Assistir ao filme com os alunos e depois conversar sobre os aspectos que consideraram mais interessantes. Aprender a se cuidar sozinho e a contar com a ajuda dos outros podem ser temas instigantes para mobilizar uma discussão.
 O filme pode ser abordado por diversas disciplinas, por exemplo: História Brasil; Geografia, com a diversidade cultural e a miscigenação; Português e pode trabalhar com as questões relacionadas ao período da ditadura no Literatura podem discutir as sinopses curta e longa do filme; e Arte, investigar aspectos como a construção das cenas, a interpretação dos atores ou a relação entre a trilha sonora e as imagens.
 Para trabalhar com os alunos sua atenção em relação a como a história é contada, recomendamos voltar a observar com eles alguns dos trechos do filme a que seus comentários se refiram.
3. Observar o trecho do início do filme onde ao vir para São Paulo o carro dos pais do menino ultrapassa um caminhão do exército, repetindo este trecho algumas vezes.

ABORDANDO OS TEMAS PROPOSTOS
Conversar com os alunos sobre como Mauro aprende a superar as dificuldades para aprender a se cuidar, a tomar decisões, a relacionar-se com os outros pode ser um estímulo para que falem das próprias dificuldades e discutam sua concepção de aprendizado.
Saber da relação da história com a experiência de vida do diretor e como esta o levou a iniciar o filme possibilita que compreendam como a arte também pode se inspirar em memórias de situações difíceis.
A história do filme se passa nos anos 70, inspirada no período em que os pais do diretor foram aprisionados pela ditadura militar. Embora tenham sido detidos por menos de duas semanas, sua memória de criança de 8 anos guardou a sensação de um desaparecimento que durou dois ou três meses, segundo seu depoimento. Em uma de suas entrevistas2 de divulgação do filme, ele comenta: 
Essa passagem é tabu na família, Raramente conversamos a respeito disso, e
minhas lembranças são meio nebulosas.
O artista Marcelo Brodsky, tema de outro folhetim deste material, trata em diversos trabalhos de situações semelhantes vividas na Argentina num período próximo ao da história apresentada neste filme, como o desaparecimento de seu irmão e de diversos colegas de escola, situação que o levou ao exílio na Espanha.
O professor pode pesquisar com os alunos as semelhanças e diferenças entre as situações vividas nos dois países.
Saber contar histórias por meio de imagens, como fazem Marcelo Brodsky e Cao Hamburger em seus trabalhos, permite aos artistas discutir temas queconsideram importantes, como as ameaças à diversidade cultural e coexistência entre os seres humanos, propiciando a reflexão e a mobilização para
transformação destas situações.
O filme revela delicadeza e humor ao apresentar o contato entre hábitos
culturais diversos, por exemplo: a maneira como apresenta a tradição judaica de cobrir os espelhos da casa com panos durante o período de luto; o choque de Shlomo ao descobrir que Mauro não recebeu a circuncisão, quando este urina em um vaso porque o único banheiro do apartamento está ocupado; o desrespeito “involuntário” de Mauro, ao jogar futebol usando o xale cerimonial de Shlomo no corredor do prédio; Mauro descobrindo que o apelido que recebeu na comunidade judaica se refere ao pequeno Moisés, abandonado num rio e adotado pela princesa do Egito, e percebendo que Shlomo é a sua “princesa”...

PROPOSTAS PARA OFICINAS
1. Pedir aos alunos que tragam para a escola relatos de histórias familiares
da década de 1970 e se organizem em grupos para representá-las, combinando
elementos das diversas histórias numa só.  Após a apresentação, discutir com a classe como percebem essa época.
2. O blog do filme O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias propõe colecionar histórias que se passaram nesse ano. Qualquer história... divertidas, dramáticas, bobas, familiares... sua própria ou de seus pais ou parentes.  Propor aos alunos redigir sinopses das histórias familiares que apresentaram, como se fossem enviá-las ao blog.
3. Propor que façam um outro cartaz para o filme, esboçando várias idéias em desenhos pequenos e rápidos onde possam estudar a relação entre imagem e texto, a sua diagramação. A idéia que considerarem mais interessante pode ser desenvolvida num esboço em tamanho maior e produzido com mais vagar, para
ser apresentado e discutido com a classe.  Recomendamos ao professor apresentar outros cartazes de cinema como referências visuais para desenvolver essa proposta.
4. A partir de um texto pessoal redigido por cada aluno sobre como imaginam que seria a experiência de viverem sozinhos, propor a criação de uma História em Quadrinhos de até 3 páginas relacionada a seus textos.  O professor bem familiarizado com o computador pode selecionar as histórias mais convenientes para que os alunos em grupo a transformem em animação utilizando programas básicos para animação de imagens (como o Animation Shop ou similares).